Quando procurar um psiquiatra?
Grandes mudanças de humor
Oscilações de humor frequentes, sem motivo aparente, podem ser um indicativo de algum distúrbio mental. Reações desproporcionais em relação aos acontecimentos, alinhadas à dificuldade de lidar com as emoções, também são um sinal importante a ser observado.
Dores constantes
O corpo e a mente estão diretamente conectados. Dores inexplicáveis pelo corpo podem ter origem psicossomática. A depressão, por exemplo, é uma doença mental que enfraquece o sistema imunológico, facilitando que outras doenças se manifestem. Fique atento à resfriados e gripes constantes.
Mudança de apetite
Alterações nos hábitos alimentares, principalmente de maneira brusca, em excesso ou escassez, podem indicar um problema mental. Em quadros ansiosos, a compulsão alimentar costuma ser muito observada. Em problemas de autoestima, a anorexia e bulimia são um sinal de que algo não está bem.
Cansaço excessivo
Sentir-se cansado, mesmo depois de dormir bem, pode ser um sinal de distúrbio mental. Pessoas funcionais que se sentem muito cansadas para fazer tarefas que antes lhe eram prazerosa, podem estar vivendo um quadro depressivo.
Distúrbios no sono
O excesso ou falta de sono são sinais importantes de que algo não está bem. Variações na hora de dormir são comuns, mas quando elas acontecem com frequência e trazem dificuldades para o desenvolvimento das tarefas do dia a dia, é importante buscar o auxílio de um psiquiatra.
Vontade de se ferir
O desejo de se ferir ou morrer é motivo de alerta máximo. A depressão é uma doença séria, que sem tratamento pode levar à morte. O abuso de substâncias químicas e os sintomas de anorexia e bulimia também são sinais desse mesmo problema.
Alterações cognitivas
É comum que distúrbios mentais afetem as funções cognitivas, em maior ou menor grau. Dificuldade para memorizar novos dados, se concrentar ou fazer escolhas são um sinal deste problema.